Plantão
Osasco e Região

Ouro Preto e outras cidades históricas vizinhas são destinos obrigatórios em MG

Publicado dia 12/07/2016 às 00h43min
Nada melhor para conhecer a região mineira do que um passeio de Maria Fumaça, né?

Ouro Preto é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da inconfidência mineira, luta pelo fim do domínio português no Brasil e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, que mantém o charme e a rusticidade da época até hoje.

 

O que fazer

Igrejas Históricas

 

2296-ouropreto01-dest.jpg

 

É impossível visitar Ouro Preto e não conhecer suas Igrejas Históricas. Além das fachadas que remetem à arquitetura da época colonial, o interior dessas construções é rico em obras de artistas barrocos, como Aleijadinho, e muitas delas são revestidas em ouro. Na foto, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é considerada uma das mais ricas do Brasil.

Lojas e restaurantes charmosos

© Fornecido por Guia da Semana ouropreto.jpg

 

Suas ruas de paralelepípedos atraem fãs e amantes de uma arquitetura única e belíssima. Por lá, todos os restaurantes e conveniências possuem esse charme mineiro mesclado com as raízes coloniais. O forte da cidade são os artesanatos em Pedra Sabão e trabalhos manuais. Já a culinária possui muita comida mineira (claro!), que conquista todo visitante.

Mina de Passagem

 

mina-da-passagem-1.jpg© Fornecido por Guia da Semana mina-da-passagem-1.jpg

 

Maior mina de ouro aberta para visitantes em todo o mundo, a Mina de Passagem está no caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. O passeio se inicia com uma explicação sobre a antiga mina e a situação dos escravos e trabalhadores. Em seguida, os visitantes sobem em um carrinho e andam sob os mesmos trilhos utilizados pelos escavadores. Visitar o local é como fazer uma verdadeira viagem no tempo e voltar a 1800, época em que mais de 35 toneladas eram extraídas de lá. 

Passeio Maria Fumaça

 

maria-fumaca.jpg

 

Nada melhor para conhecer a região mineira do que um passeio de Maria Fumaça, né? A locomotiva de 1949 tem o interior de madeira e desenho semelhante às composições do início do século 20. A viagem parte de Ouro Preto com destino a Mariana. São apenas 18 quilômetros percorridos em menos de uma hora, mas a sensação de viajar no tempo é garantida.

Mariana

mariana-igrejas1.jpg

 

Embora tenha sido alvo de uma enorme catástrofe ambiental, a cidade de Mariana guarda incríveis lembranças do passado colonial. Descoberta em 1617, a cidade mineira foi a primeira vila criada na Capitania de Minas Gerais. Dizem que a cidade consegue manter suas raízes mineiras mais fortes do que a sua vizinha, Ouro Preto. 

Fonte: Guia da Semana

Fale Conosco

Av. dos Autonomistas Nº 7063 Osasco/sp
(11) 9510-68906 | |
tvfacebr@gmail.com